22 abril 2008

Coletiva da buena

Hoje fui ao Municipal de São Paulo para acompanhar a entrevista coletiva da Yerbabuena. Depois do ensaio da companhia os bailarinos apresentaram uma farruca e ela dançou de bata para os presentes. Como cheguei meia hora antes, pude ouvir Enrique Soto, Pepe Pura e Jeromo Segura cantando por alegrías, bulerías e martinete. Ainda teve a percussão de Raul Dominguez e um pouco da flauta e do sax de Ignacio Vidaechea. Arsa!
Infelizmente não pude filmar, pois não tenho filmadora e a máquina fotográfica resolveu me ajudar, dando uma pane no meio da entrevista. As poucas fotos que consegui não são aproveitáveis. Não preciso nem dizer que fiquei muito chateada.
Abaixo está entrevista que coloquei no
Flamenco News Brasil:

Eva e os meninos

Começa hoje a turnê de Eva Yerbabuena pelo Brasil. Sua companhia estréia às 21h no Municipal de São Paulo. Os ingressos esgotaram pouco antes das 16h. O espetáculo terá uma apresentação extra na cidade no dia 12 de maio, depois de passar por Porto Alegre, Brasília, Rio, Salvador e Curitiba.
Antes da estréia a companhia respondeu as perguntas dos jornalistas e apresentou duas coreografias. Para Eva este espetáculo é uma espécie de balaço de seus últimos dez anos de trabalho, trazendo o melhor de sua carreira.
Santo y Seña reúne seis coreografias retiradas dos outros espetáculos da companhia. Yerbabuena é reponsável pela coreografia e direção artística e o guitarrista Paco Jarana, seu marido, faz a direção musical. Além de Paco, Manuel de la Luz toca violão flamenco, Enrique Soto, Pepe Pura e Jeromo Segura são os cantaores, Raul Dominguez faz a percussão e Ignacio Vidaechea toca flauta e sax.
A companhia conta com oito bailarinos, quatro homens e quatro mulheres. A cada vez que sai em turnê, a diretora escolhe se levará os bailaores ou bailaoras. Para o Brasil vieram Juan Carlos Cardoso, Eduardo Guerrero, Alejandro Rodrigues e Juan Manuel Zurano. Eles bailarão a farruca entre os solos de Eva de soleá por bulería, tientos por tangos, mirabrás e bulería.


Curiosidades

  • "Santo e senha" é um ditado espanhol antigo. Toda vez que alguém queria entrar em algum recinto privado, o porteiro pedia"santo e senha?", se a pessoa soubesse a resposta certa ela podia entrar.
  • Eva usa sapatos da marca Begoña Cervera

Nenhum comentário: