27 janeiro 2009

O movimento e o tônus

Inmaculada Ortega no Rio de Janeiro, julho de 2007

"Os estudantes de arte dramática e dança desenvolveram, efetivamente, códigos de postura para o corpo, mas há um aspecto vital que tende a frustrá-los - aquilo que poderia ser denominado "tônus", o grau de tensão a animar um movimento. Ele afeta decisivamente nossa reação, tanto na vida quanto na arte."
E. H. Gombrich

A citação acima eu tirei da introdução de um livro de fotografias do Cartier-Bresson. Achei que ela resume muito bem a questão emoção versus movimento na dança. Muitas vezes o bailarino pode estar parado e transmitindo emoções apenas através do tônus, esse grau de tensão.
Um exemplo disso é a bailaora Inmaculada Ortega. Na foto acima podemos reparar só pela sua postura a jondura, ou profundidade, com que ela transmite suas emoções. Seu baile é forte e incrívelmente sutil ao mesmo tempo, existe nele um equilíbrio entre estouro e contenção: flamenco puro.
Meu conselho para quem estiver no Rio é não perder de jeito nenhum o espetáculo da bailora hoje e amanhã no Teatro SESI.