25 junho 2010

O Retorno

Ontem a noite terminei de ler o livro O Retorno, que narra a história de uma família granadina durante a Guerra Civil espanhola. O livro tem uma trama envolvente, mas o que mais valeu a pena foi aprender como a dança flamenca se inseriu no contexto da guerra e foi ganhando novos sentidos.

Bailar, cantar e tocar flamenco para expressar dor, perda, saudade, vontade de continuar a viver, sensação de identidade, tudo isso era muito comum entre os exilados e os combatentes republicanos. Essas experiências deixaram suas marcas na própria arte flamenca, muitas letras de cantes foram criadas ou modificadas para contar um pouco da realidade vivida a partir 1936, quando o general Francisco Franco liderou o golpe de estado e com isso, iniciaram-se as batalhas internas na Espanha.

Recomendo para quem se interessar pelo episódio da história da Espanha que respingou sobre o flamenco, marcando-o com mais jondura e emoção.

O livro foi enviado à equipe do Flamenco Brasil pela editora Intrínseca junto com o release. É bem provável que façamos sorteios de alguns exemplares através do Twitter e do Facebook.

Nenhum comentário: